Koala San Brew

Blog

By in Sem categoria 0

RETROSPECTIVA 2021


Foram muitos desafios e muitos obstáculos.

Sem dúvida alguma, uma indústria (por menor que ela seja) em tempos como esse, é algo intenso, incerto e extremamente desafiador.

Agradecemos todos os colaboradores e participantes dessa história! Sem vocês nada seria possível.

Deixamos aqui um registro das conquistas para que mesmo frente às maiores dificuldades, tenhamos consciência do que conquistamos e construímos.

Que todos nós venhamos a superar esse momento e que todos nós venhamos a nos conscientizar para que tenhamos práticas mais ecológicas e mais humanas!

Manda pra gente as sugestões para 2022 no: sac@koalasanbrew.com

A primeira cerveja que lançamos em 2021 foi a GAMMA RAY! Com os lúpulos Motueka (Nova Zelândia), “the tropical” El-Dorado e Galaxy (Austrália), essa Double IPA abriu o ano com um burst de salada de frutas! Caldo de abacaxi com limão, tangerina e lichia.

Em seguida, veio a QUASAR! Desenhada especialmente para o Verão, trazendo características extremamente refrescantes! Um blend equilibrado de notas de pinho do Simcoe com salada de frutas do Galaxy e aquele coco tropical do Sabro! 

A gente curte muito – e é claro que o Verão merece – uma West Coast de respeito! WHO CARES WHAT YOU THINK veio quebrando os paradigmas, criando conceito e gerando novas experiências para uma clássica West Coast Style IPA. 

Moldada nos termos do nosso selo MODERN MYTHS e que leva INCOGNITO, CRYO, T-90, FLEX, LUPOMAX e o lúpulo STRATA, contracenando com lúpulos de todas as eras das AMERICA IPA.⠀

O resultado foi uma explosão aromática absurda! Um “Juicy” que engana com o paradoxo da secura característica do estilo. Um “dank” moderno que caminha junto com um “piney” old School. Um sabor de lúpulo acentuado com um amargor presente e sólido, porém agradável e macio. Resumindo: uma carga condensada de aromas, sabores e características, que também respeita os moldes do estilo! 

Veja o nosso post completo sobre ela: https://koalasanbrew.com/who-cares/ 

IMPERIAL CREAMSCICLE SOUR ALE? É ! E com Abacaxi e Dry Hop do lúpulo HBC472 (aquele que traz notas lindas de coco tropical), além de um toque suave de baunilha e lactose.⠀

THE PAST IS UNPREDICTABLE foi mais uma Double IPA que recebeu o tratamento  MODERN MYTHS e que trouxe aquele lúpulo lindo da Nova Zelândia, Nelson Sauvin, além daquele dank expressivo, com camadas fortes tropicais, de pinho e resinosas.

THE CLOCK STRIKES FOREVER! Mais Uma Double IPA nod moldes MODERN MYTHS com Nelson e outros, CRYO, Lupomax e Aromahop.  Paladar extremamente macio com foco em um sabor proeminente e extremamente agradável.⠀Melão cantaloupe, Lichia, tutti-frutti e frutas brancas complementadas por um resinoso levemente amadeirado e aquele verdinho refrescante!

PPioneira com o lúpulo inédito Idaho Gem, INNOCENT BYSTANDER teve um lote selecionado direto do Idaho, que veio com o nosso selo  SELECTED CROP!

Ela apresentou esse lúpulo no Brasil de forma especial, trazendo uma caraterística de zimbro (remetendo ao gin), complementado por aroma e sabor explosivos de abacaxi para essa Triple IPA!

Apaixonados pelo estilo, tornamos uma de nossas missões explorar todas as vertentes e nuances possíveis para as WEST COAST IPAs.⠀

TECHNOLOGICAL DISRUPTION é uma versão bem moderna do que se pode ser uma WC: juicy, seca, tropical e com notas resinosas que apresentou nossa cepa exclusiva KSB-08!

Essa Double IPA foi desenvolvida com um dos nossos lúpulos atuais favoritos, STRATA, e com 3 formatos de lúpulo: PELLET, CRYO e LUPOMAX de outras varietais. 

Sticky Fingers, uma HARVEST ALE que veio brindar longa vida ao cultivo dos lúpulos BRASILEIROS!

Com teor alcóolico de 5,5%, um verde presente, dank úmido, resinoso e frutado com notas de toranja e maracujá, corpo leve e refrescante, além de um final seco. Um resultado excelente, fácil de beber e com bastante presença no aroma!

Mais uma parceria com @alvaromafras e @cervejalift , utilizando a primeira colheita de lúpulo dos amigos da @lupulojassem , que tem plantação localizada na SERRA DO ESPINHAÇO, em Minas Gerais!⠀⠀

Veja nosso post completo sobre HARVEST ALE: https://koalasanbrew.com/sticky-fingers/

Quanta satisfação foi servir SPEED KILLS com safra 2020/2021 do lúpulo Alemão SAPHIR fresco e em FLOR no SLOW POUR! 

SPEED KILS é uma German Pilsner feita com maltes e lúpulos alemães de primeira qualidade, decocção simples. Fermentada por KSB-14, uma levedura do nosso banco. Carbonatada pelo método de Krausen e maturada por um extenso período, no lote de 2021, foram 11 meses!.

AWESOME SAUCE, um “molho” que cozinhamos com dois dos nossos lúpulos preferidos! Dank predominante com notas tropicais fortes! Strata e SImcoe + Simcoe Cryo… Que molho incrível!⠀

Finalmente, depois de 2 anos, nossa primeiro cerveja de fermentação espontânea foi lançada no COLORADO.

Junto com os amigos da @wildprovisionsbeer e @ourmutualfriend, AMIGOS DE LONGA DATA veio para representar nossas paixões por fermentações mistas, carvalho e a paciência para esperar o tempo necessário. 

Foi produzida pele método de TURBID MASH, com maltes locais da @troubadormalt, lúpulos SIMCOE em flor envelhecidos, resfriada no koelschip por uma tarde completa e maturara no barril de vinho Chardonnay por um ano com a cultura da casa! 

A cerveja foi engarrafa em março de 2020 e depois de 12 meses acondicionando, essa cereja “wild” trouxe belos aromas de casca de laranja, pêssego, funk, groselha, e mel!

Que aventura, que resultado!

Segue o episódio do nosso PODCAST sobre a colaborativa! 

BITS OF CRIME, DOUBLE IPA que tem um Tropical explosivo seguido por um dank sólido!

13 de Maio brassamos nossa primeiro DOUBLE IPA, e a primeira do Brasil com o Lúpulo ZAPPA!

Um lúpulo de DNA 100% NEOMEXICANUS.

Veja nosso post Completo sobre o NEOMEXICANUS: https://koalasanbrew.com/neomexicanus/ 

MOON GARAGE foi a DOUBLE IPA fruto da junção do ZAPPA com STRATA e também CITRA.

Ela chegou apresentando esse lúpulo selvagem e tão exótico! Nativo e garimpado das montanhas do Novo México, nos Estados Unidos. Suas características são únicas, distintas e chamadas até de rebeldes. A lista é tão peculiar quanto a fama do músico que deu origem ao nome, Frank Zappa, variando de maracujá até “roxo impulsivo”. 

E não deu outra, MOON GARAGE foi uma das cervejas mais peculiares que já produzimos. Complexa e rebelde com diversas camadas sensoriais, realmente uma experiência distinta!

OUT OF TIME, DOUBLE IPA, blend do Lúpulo HBC-586 e STRATA e uma pitada de EKUANOT.⠀

Ela levou o selo HBC-LAB, que tem o intuito de experimentar combinações inéditas e inusitadas que envolvem os lúpulos experimentais do HOPS BREEDING COMPANY (entre si ou com algum outro).⠀

No sensorial, trouxe suco de MELÃO, muito MELÃO com aquela finalização verdinha que a gente adora!⠀

BEYOND THE VEIL, um Double IPA com SABRO + SABRO LUPOMAX + VIC SECRET, apresentou nosso selo 3D HOP INFUSION LUPULIN BOOST. 

O selo representa nosso processo de infusão de lúpulos a frio em 3 cargas, 3 etapas e 3 temperaturas diferentes, complementada por uma carga pesada de lupulinas na composição do blend.⠀

No Sensorial Coco, muito coco com perfil cremoso e um tropical com forte abacaxi e cítrico evidente!

HELIGOLAND – Double IPA com lotes selecionados de Strata, Idaho-7 e Simcoe. Um das nossas preferidas do ano!

https://www.goodreads.com/en/book/show/55801224

NOTHING IS UNTILL PERCEIVED

Double IPA com HOP HASH de Amarillo, Galaxy, El Dorado, Mosaic e Citra.

Uma das nossas DIPAs preferidas de 2020, DISTRESSOR, em 2021 ganhou uma versão com HOP HASH. 

Continuando a explorar o ZAPPA e a série NEOMEXICANUS DNA, FROM THE SOIL TO THE SOUL foi mais uma NEOMEXICANUS DOUBLE IPA pro nosso portfólio! ⠀

Elaborada essa só com lúpulos que tem genética NEOMEXICANUS em seu DNA;  ZAPPA, TALUS E SABRO.

  • Aroma verde complexo e distinto Sabor marcante do ZAPPA com notas dos demais  lúpulos, Talus e Sabro. Verde selvagem bem forte com notas e frutas vermelhas e o que os criadores do ZAPPA chamam de Verde Impulsivo. 

Video: https://www.instagram.com/p/CQtP-Aml7Bz/ 

Quanta satisfação foi levar para o mundo uma seleção de cafés BRASILEIROS que fizemos da safra do ano! 

Selecionamos 3 cafés de origens diferentes e cada um torrado por uma torrefação local e combinamos com a nossa COSMIC BLUR!

OOP Café 

Catuaí Vermelho, 

Cereja descascado

ALT.: 950m 

Venda do Imigrantes, ES, Brazil. 

Alto do rio Paranaíba (cerrado)

Açúcar mascavo, Toffee, Nuts.

CAFÉ DAS AMORAS

Bourbon amarelo

Natural

ALT.: 1.300m

Fazenda Coroados, São Gonçalo do Sapucaí, MG, Brasil

Mantiqueira

Nectarina, Floral, acidez cítrica e brilhante

ACADEMIA DO CAFÉ

Rubi

Natural

ALT.: 1190m

Fazenda Esperança,  Campos Altos – MG 

Alto do rio Paranaíba (cerrado)

Frutas amarelas, Caramelo. Corpo médio e acidez média. Frutas amarelas, Caramelo. Corpo médio e acidez média. 

Em 2020, lançamos o LÖGGERHEAD, a nossa versão do Bierstacheln, um artefato alemão tradicional que surgiu da necessidade de esquentar as cervejas que ficavam armazenadas em celeiros e, consequentemente, acabavam em temperaturas mais baixas do que as adequadas para se beber. Começaram a esquentar objetos, principalmente pedaços de ferro, e submergir nos copos de cerveja pra “equilibrar” a temperatura.

A prática acabou trazendo algo a mais. Uma característica única e distinta de aroma, sabores e sensações. O ferro quente, ao entrar em contato com a cerveja, carameliza os açúcares residuais e, por causa da reação de Maillard, gera aromas e sabores de caramelo, marshmallow, maltado intenso, etc. Além disso, gera-se uma espuma densa e aveludada.

A experiência continua com a sensação da diferença térmica entre a espuma e o líquido. A espuma fica morna enquanto o líquido continua frio.

Tradicionalmente o Bierstacheln é usado em DOPPELBOCKs e por isso desenvolvemos uma pra acompanhar a peça.

Em 2021 resolvemos continuar essa tradição lançando uma segunda e diferente receita de DOPPLEBOCK para acompanhar no uso sazonal do artefato!

já ouviu falar da strain D-Gusta?

A cultura cervejeira traz o conceito apreciar a comunidade local. E é com esse conceito que temos o maior orgulho de apresentar nossa interpretação, em forma de DOUBLE IPA, desse patrimônio Brasileiro!

Isso mesmo! Trabalhamos com muita dedicação em laboratórios no exterior para mapear os terpenos e recriar, através deles, o sensorial dessa obra prima!

No sensorial, a D-Gusta tem um DANK doce de frutas tropicais no ponto e um toque cítrico delicado. Acrescido de um feno verde bem pungente e um gosto floral meio amadeirado que já puxa prum DANK bem piney! Pra completar, a gente escolheu um combo de lúpulos que não só harmonizasse mas também amplificasse esse sensorial lindo!

KRYPTOGRAF foi mais uma ALBUM BEER, dessa vez em homanagem ao homônimo da banda Norueguesa @kryptografband !

Uma TDH Triple IPA que leva Strata, Mosaic CRYO, Simcoe CRYO e Galaxy.

No sensorial: Dank, Bala, Abacaxi em calda, Laranja Cristalizada, Maracujá e um Feno verde

Album beer é um projeto que cada dia nos surpreende mais.

É muita realização poder representar com um trabalho sensorial (uma cerveja) uma outra obra de um outro artista. 

KRYPTOGRAF também nos surpreendeu com seu primeiro trabalho, o Album homônimo. 

No meio de todo esse processo, isso acabou desenterrando outras práticas e outras formas de complementarmos essa homenagem.

Segue nosso improviso capturado em um “Plano sequência”, com a mesma energia que se podem esperar da TRIPLE IPA “ao vivo” !

BLUEBERRY KUSH 2021 (TDH STRATA)

Em comemoração aos 2 anos de lançamento, em 2021 lançamos uma versão especial da BLUEBERRY KUSH! TRIPLE DRY HOPPED e a terceira adição puramente de STRATA!

São doses muito bem calculadas e equilibradas entre os terpenos e lúpulos pra trazer aquela harmonia que a BLUEBERRY KUSH preza! 

STATE OF GRACE

DOUBLE IPA com MOTUEKA (NZ), MOSAIC, CRYO, LUPOMAX, KSB-01

A primeira cerveja do nosso selo LUPULIN BOOST. Isso significa carga extra de lupulinas, de origens e processos de extração diferentes, de fornecedores diferentes.

No sensorial: aquele dank feno, aquele verde agressivo, as frutas brancas, lichia e uvas verdes. PLANTA LÍQUIDA.

Mais Uma das preferidas de 2020, NEVER COMING BACK ganhou em 2021 uma versão como selo LUPULIN BOOST (carga extra de lupulinas, de origens e processos de extração diferentes, de fornecedores diferentes).

SIMCOE, MOSAIC, AROMAHOP, CRYO e LUPOMAX. Carga extra das LUPULINAS: CRYO e LUPOMAX.

Dank Forte, pungente e resinoso. Verde agressivo que pra gente, é sinal de frescor. A idéia é fechar o olho e imagina numa plantação de lúpulos. 

Pra isso a gente também construiu a cerveja com corpo seco porém com mouthfeel aveludado. É possível trabalhamos as duas coisas ao mesmo tempo. Esse é um approach que estamos trabalhando muito, buscando o equilíbrio dessa junção. O melhor dos dois mundos.

O mouthfeel aveludado deixa a cerveja “macia” enquanto o Corpo seco aumenta a drinkabilidade, trazendo quela vontade de mais um ao final de cada gole.

ROAD TO NOWHERE, a  Tareceira da série NEOMEXICANUS DNA. DOUBLE IPA com ZAPPA, HBC-472 e EL DORADO. 

No sensorial, Coco fresco, carvalho limpo, floral delicado e tropical, suco de abacaxi com toque de maracujá. 

SLOW ROLL! Foi Mais Uma DOUBLE IPA pioneira, single HOP de lúpulo inédito!

PORCH

PORCH lançou o lúpulo HBC-630 no Brasil.

Ficamos extremamente surpresos com esse lúpulo inédito! 

NOSOSO PRIMEIRO PODCAST? 👀

MEDALHA DE BRONZE NO GABF 2021 (HAZY IPA)

Quanta satisfação foi ganhar essa medalha na nossa primeira participação no GREAT AMERICAN BEER FESTIVAL e na categoria mais concorrida, HAZY IPA! 🤩🙏🍻

O GABF é a mais importante competição cervejeira americana, e nos enche de alegria/ orgulho ter ganhado uma medalha na categoria mais competitiva e a qual participam várias das nossas cervejarias prediletas e que tanto nos inspiram, com uma cerveja desenhada e produzida por cervejeiros brasileiros!

BLISSED é uma Double DRY HOPPED HAZY IPA colaborativa com a @attitudebrewing (San Diego) e @alvaromafras que leva aquela magia de lúpulos clássica que aplicamos aqui na @koalasanbrew 🐨🔮

É uma celebração da nossa amizade, da paixão por fazer cervejas incríveis e do objetivo de superarmos nós mesmos a cada nova cerveja produzida!

MAGNETAR

Double IPA single Hop que lançou o lúpulo BRAVO no Brasil.

No sensorial: laranja, baunilha tahiti, feno doce, frutas maduras, nectarina e um terroso floral sutil. Refrescante de corpo médio/leve e mouthfeel  aveludado!

Finalmente em 2021 chegou o tão esperado SPECTRUM!

PULSAR

Lançou o lúpulo SULTANA no Brasil. 

uma explosão CÍTRICA e de ABACAXI doce que se equilibra com um amargor característico do LIMÃO SICILIANO e GRAPEFRUIT complementados por um VERDE FRESCO, RESINOSO e IMPONENTE!

O MOUTHFEEL SEDOSO e o corpo médio sem residual de dulçor, deixa a DRINKABILIDADE extremamente elevada e refrescante!

CLOSING SCENE


Lançou o lúpulo TAHOMA no Brasil. 

No sensorial, um CÍTRICO MARCANTE, LIMAO, lima, laranja, notas picantes e spicy com um leve amadeirado. 

AGGERSBORG

Conhece o estilo DANSK LAGERØL? 

Essa colaborativa com a Smedgard foi uma reconstrução histórica de um estilo DINAMARQUÊS quase esquecido.

AGGERSBORG é uma Lager escura Dinamarquesa com sua água base, a fiel reconstrução da água super mineral de Copenhagen, como base, apenas mates MUNICH e TRIGO, decocção, lúpulo em flor, levedura Carlsberg e a maturação mais respeitosa que se pode ter, 20 meses de muita paciência! 

TACHYON

DOUBLE IPA com os lúpulos MOTUEKA (NZ) e IDAHO-7 LUPOMAX (Lupulina). Ela leva o selo de 3D HOP INFUSION LUPULIN BOOST que sinaliza o nosso processo de infusão de lúpulos a frio em 3 cargas, 3 etapas e 3 temperaturas diferentes, complementada por uma carga pesada de lupulinas!

CARBON BASED LIFEFORMS

Em 2017 quando resolvemos usar CTZ como um dos principais lúpulos da nossa segunda NE DOUBLE IPA (DOUBLE FEATURE), era algo inusitado. 

Até então CTZ era um lúpulo utilizado para amargor e poucos imaginavam o poder sinergético que ele teria somado às ações estruturais de uma NE bem trabalhada (biotransformação, etc.).

Os estudos e cálculos meticulosos das composições dos lúpulos nos fizeram seguir esse caminho e o resultado foi impressionante! Hoje, meia década depois, é um lúpulo bastante utilizado para a finalidade aromática e o adjetivo que usamos para descrever o resultado no rótulo da DOUBLE FEATURE (DANK) é um dos adjetivos mais hypados e almejados no estilo (NE).

Seguindo esse caminho, sempre quisemos fazer uma segunda versão com o segundo classificado para a ocasião da DOUBLE FEATURE, o NUGGET. Mais um lúpulo completamente inusitado para tal finalidade aromática na vertente das NE s. Mas mais uma vez o nosso estudo e os cálculos executados nos dão o aval para prosseguir!

Junto com ele, SIMCOE, MOTUEKA (NZ) e CITRA LUPOMAX (lupulina).

BLISSED, MEDALHA DE BRONZE NO GABF 2021 (HAZY IPA).

NO SENSORIAL

  • DANK EXPRESSIVO
  • MARACUJA  FORTE
  • SABOR INTENSO
  • NOTAS OLD SCHOOL, PINHO, RESINOSA, COM NOTAS TROPICAIS MODERNAS COM TOQUES CÍTRICOS
  • FRESCOR VERDE
  • EXTREMAMENTE JUICY 
  • ALTA DRINKABILIDADE 

SLOW POUR

Em 2021 trabalhamos intensamente o método de serviço e sua difusão por aqui!

Se liga como deve ser feito!

SPECTRALIZED MOSAIC.

DOUBLE IPA SINGLE HOP de MOSAIC em Diversos formatos! SPECTRUM, LUPOMAX, PELLET!

O SPECTRUM nos permitiu utilizar na cerveja o equivalente a uma carga de lúpulos inédita. 

Com isso, trazendo muita complexidade e um FRESCOR MÁXIMO! Com isso, trazendo muita complexidade e um FRESCOR MÁXIMO! 

O Complemento de LUPULINA trouxe ainda mais camadas de aroma e sabor, que junto com o SPECTRUM, transformam essa cerveja em uma planta líquida!

FLICK OF THE SWITCH.

Em 2017 tivemos oportunidade de trazer o nosso grande amigo @scottjanishdotcom @scottjanish para brassar com a gente a colaborativa NOW OR NEVER.

Agora em 2021, decidimos fazer uma nova colaborativa que tratasse todos esses anos e a evolução e melhores resultados dos testes feitos ao longo desses anos das “Novas IPAs” (Hazy/Juicy). FLICK OF THE SWITCH.

Para representar visualmente tudo isso, trouxemos para o projeto uma amizade feita debaixo da ponte. Não qualquer ponte, nada mais nada menos que a lendária @burnside_skatepark o primeiro park D.I.Y. da história! @paul.fujita é um Skatista e artista de PORTLAND, OREGON.

A primeira versão da série foi com:

– STRATA, TALUS (HBC-692), MOSAIC 

LIVE COM Scott Janish

CZECH BEER EXPERIENCE

LONG GONE DAY

Double IPA com NELSON SAUVIN (Nova Zelândia), MOSAIC selecionado do WASHINGTON, CITRA LUPOMAX, IDAHO-7.

Nelson presente com seu Dank característico e frutas brancas bem equilibrados com as frutas tropicais do Mosaic e o cítrico do Citra Lupomax, finaliza naquele verde singular do Idaho-7.

Corpo presente e muito bem equilibrado de final seco. Mouthfeel macio e espuma cremosa.

…who ever said We wash away with the rain?…

ECLIPTIC

Mais uma DOUBLE IPA pioneira com lúpulo inédito! Single Hop do lúpulo Eclipse.

Desenvolvida para ser refrescante para o verão, sabor citrico pronunciado / ultra-refrescante. mouthfeel aveludado/ espuma cremosa.

No Sensorial:  Muita tangerina, um dank bem expressivo e verde, Extremamente cítrica de corpo seco e mouthfeel aveludado.

RIWAKA

Ainda em 2021, tivemos a oportunidade de brassar duas cervejas com o novo RIWAKA da Nova Zelândia.

A primeira, foi a segunda da série FLICK OF THE SWITCH, dessa vez com RIWAKA, NELSON e STRATA.

E a segunda foi uma CZECH PLS tradicional substituindo o SAAZ por RIWAKA, uma vez que o RIWAKA seja originado do SAAZ.

E o Resultado com RIWAKA? Esse vai ficar pra Abrir 2022 !

Post navigation

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
1
Precisa de ajuda ?
Koala San Brew
Olá!
Podemos te ajudar?