fbpx

Koala San Brew

Blog

By in OUR STUFF 0

NEOMEXICANUS


Um lúpulo nativo Americano

Com imenso prazer, a KOALA SAN BREW apresenta mais uma novidade e experimentalismo do universo dos lúpulos: o neomexicanus ZAPPA™!


ZAPPA™ é um neomexicanus nativo e garimpado das montanhas do Novo México, nos Estados Unidos. Selvagem, suas características são únicas, distintas e chamadas até de rebeldes. A lista é tão peculiar quanto a fama do músico que deu origem ao nome, Frank Zappa, variando de maracujá até “roxo impulsivo”. Assim que recebemos essa novidade, escolhemos os lúpulos STRATA e CITRA para protagonizarem um blend de uma Double IPA, a MOON GARAGE.


Os lúpulos são insumos determinantes em grande parte dos estilos de cerveja, principalmente as IPAs e suas derivações. São responsáveis não só pelo amargor, mas também pelo bouquet de aroma complexo que consiste em características florais, herbais e tropicais da cerveja.

Mas a maioria das variedades dessa planta, que tem flor de características pungentes, tem origem traçada no passado da Europa e, mesmo quando cultivada em outros terrois, essa origem permanece em seu DNA e conceito. Como exceção dentre o gênero humulus lupulus, neomexicanus é uma sub-espécie geneticamente distinta que vem crescendo no Novo México (EUA) nos últimos milhões de anos.

Do gênero humulus europeu, surgiram os seguintes subgêneros: cordifolius e lupulus. E do genus humulus norte-americano, surgiram os seguintes subgêneros: neomexicanus, lupuloides e pubecens. O híbrido, mistura DNAs dos Europeus com DNAs dos norte-americanos.

De todas as variedades do mundo, lupulus foi a primeira a ganhar reconhecimento por produzir boas cervejas na história. E em 1900, Ernest Salmon, professor do Reino Unido, cruzou variedades europeias com uma variedade selvagem nativa da América do Norte. Esse evento ficou reconhecido como sendo o gatilho do interesse pelos lúpulos nativos Norte-americanos. No início dos anos 90, Todd Bates, recém chegado no Novo México, começou a caçar, colecionar e cultivar variedades de lúpulos selvagens que possuíam aroma e uma qualidade de crescimento considerável. Aos poucos ele foi cruzando essas variedades na busca de criar um lúpulo puro nativo americano e que fosse também capaz de fazer ótimas cervejas. Enquanto isso, no vale de Yakima no estado de Washington, o fazendeiro Eric Desmarais já estava em busca de um inovação do insumo e em um encontro online através de um fórum, Eric e Todd começaram o que viria a ser o maior trabalho de identificação de neomexicanus com apelo interessante para o cervejeiros e suas criações.

Créditos: https://www.taosnews.com/news/looking-back-10-25-50-years-ago—
august-9/article_fe793ce4-8183-5150-8e02-5ec288542982.html

O DNA único do neomexicanus permitiu que, pela primeira vez, fossem feitas cervejas com o ingrediente lúpulo realmente nativo das Américas, uma vez que seu DNA não está relacionado a linhagem de lúpulos europeus. Podemos dizer que não só o seu DNA é enraizado nas Américas, mas que ele traz uma carga conceitual do espirito artesanal selvagem e barulhenta, e também a quebra de barreiras das fronteiras do ato de produzir cerveja realmente artesanal. Uma grande vantagem do neomexicanus é sua capacidade de sobrevivência com quantidades significativamente inferiores de irrigação e produzindo de 3 a 6 vezes mais cones (o que possibilita o seu cultivo em áreas menores). Neomexicanus é agora uma grande família, com centenas de variedades distintas geradas pela cruza genética, inclusive com variedades Europeias. Essas variedades trazem possibilidades e características sensoriais inéditas e excitantes para os cervejeiros e entusiastas, além de demarcar a possibilidade de termos lúpulos cultivados fora das áreas tradicionais, até então consideradas “oficiais”.

Créditos: https://www.smithsonianmag.com/arts-culture/search-great-americanbeer-180951966/

Seja na cadeia de insumos e produtiva ou seja nas características sensoriais, o lúpulo neomexicanus veio para mudar o jeito que pensamos sobre cerveja!

E daqui um tempo a gente te conta sobre o lançamento da MOON GARAGE!

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Precisa de ajuda ?
Koala San Brew
Olá!
Podemos te ajudar?