Juntamente com os amigos Álvaro Mafra e a Cerveja LIFT, recebemos um convite e desafio dos nossos amigos SAIMON BESSA, MARIANA ZAIDAN e RODRIGO SIMÕES: produzir uma cerveja com a primeira colheita da LÚPULO JASSÉM, que tem plantação localizada na SERRA DO ESPINHAÇO, em Minas Gerais!
Normalmente, uma nova planta de lúpulo só começa a florescer um volume maior de cones desenvolvidos em seu terceiro ano. Porém, duas das variedades plantadas nos surpreenderam pelo aroma potente e abundância de glândulas de lupulina: os lúpulos Comet e Cascade.
Decidimos, então, seguir o caminho das Wet Hops americanas mais clássicas, uma pale ale seca que equilibra notas suaves de caramelo com o perfil resinoso, frutado e herbal das varietais COMET e CASCADE.
Os lúpulos foram colhidos na madrugada do dia de brassagem. 3 horas após a colheita, já estavam nas panelas garantindo frescor máximo à receita. Toda a pressa para prevenir qualquer oxidação dos compostos aromáticos do lúpulo.
Abrimos cada cone de lúpulo a mão, para maximizar a solubilização das glândulas de lupulina no mosto quente. Os cones de lúpulo fresco possuem uma estrutura resistente, que normalmente é quebrada pelo processamento quando feito em larga escala comercial.
A Sticky Fingers, com teor alcóolico de 5,5%, tem um verde presente, dank úmido, resinoso e frutado com notas de toranja e maracujá, corpo leve e refrescante, além de um final seco.
Prepare-se: o lote é pequeno e será lançado dia 09/04/21!
Texto: Álvaro Mafra